ASHFORD CASTLE – COMO É FICAR HOSPEDADO EM UM VERDADEIRO CASTELO? IRLANDA

ASHFORD CASTLE – COMO É FICAR HOSPEDADO EM UM VERDADEIRO CASTELO? IRLANDA

Sabe aqueles sonhos de quando a gente é pequena? Que quer conhecer castelos e viver um conto de fadas? Minha irmã e eu éramos assim. Ainda hoje, nas nossas tardes de “menininhas”, adoramos assistir filmes de príncipes e princesas.

Quero dizer com isso que além de toda a história envolvida em um legítimo Castelo do século XIII, é a realização de um sonho poder ficar hospedada em um lugar tão fascinante. 

BREVE HISTÓRIA DO CASTELO DE ASHFORD

Um castelo com mais de 800 anos de história, que começou a ser construído em 1228 pelos Anglo Normandos.

Famílias poderosíssimas tiveram suas histórias contadas através desse magnífico castelo.

Os Burgos, além do Castelo de Ashford, construíram diversos outros na região, mas esse foi o mais importante de todos.

Em 1589, diante de uma batalha travada com as forças Inglesas enviadas pela Rainha Elizabeth I, Os Burgos perderam o castelo e ele se tornou uma fortaleza Britânica.

1715 é a vez das famílias Oranmore e Browne. Eles foram responsáveis por construir a “parte francesa” do castelo. Eles usavam Ashford como uma casa de tiro e residência de férias. Com o passar dos anos, quando a fome e a peste se alastraram pela Irlanda, o castelo sofreu muito e estava caindo em ruínas.

Aqui conseguimos ver 3 “blocos” bem distintos com as diferentes construções erguidas e reformadas em cada época. A parte do meio é o Chateau Francês.
O primeiro bloco da esquerda é a parte vitoriana construída pela família Guinness e a parte da direita era o Castelo inicialmente.

Em 1852, talvez a família mais conhecida por nós compra a propriedade. É a vez da famosa família Guinness (Quem aí já teve o prazer de experimentar a cerveja Guinness?) Eles assumiram Ashford e mudaram a vida do povo local, empregando famílias e cultivando a terra. Outra parte importante também foi construída e adicionada ao Castelo, dessa vez em estilo Vitoriano

1868, Lee Guinness deixa Ashford Castle para seu filho, Lord Ardilaun. Ele e a esposa tinham uma grande paixão por árvores e arbustos e durante o período em que ficaram no castelo, plantaram quase 1 milhão de árvores pela propriedade. O Lord Ardilaun também amava a arquitetura e construiu e expandiu uma outra parte do Castelo em estilo Baronial (é um estilo Escocês) com pedras locais, conectando a parte leste com as torres à oeste.

1939, Noel Huggard e sua esposa compram a propriedade e muitos itens que estavam no castelo, como utensílios de cozinha, prataria, camas, entre outros. Assim, o Castelo de Ashford vira um grande hotel de luxo.

1951. Já ouviram falar no filme The Quiet Man? Um filme clássico de John Ford. Além dos atores se hospedarem no castelo, também fizeram várias filmagens por ali. Por ser um filme antigo, talvez muitas pessoas não o conheçam, mas temos uma série bem atual que também foi filmada por lá. Quem assistiu Reign (Reinado)? A história da Rainha Mary da Escócia é contada nessa série e o piloto e primeiros capítulos foram filmados em Ashford Castle. 

De 1951, até os dias atuais o hotel foi se consagrando e recebendo diversos hóspedes ilustres, como, o Rei George V, Ronald Reagan (Presidente dos Estados Unidos), Brad Pitt, John Lennon e muitos outros artistas e personalidades. 

A troca mais recente de proprietários do Castelo, foi em 2013, pelo Senhor e Senhora Stanley & Beatrice Tollman. Hoje o Castelo de Ashford faz parte do “Red Carnation Hotel Collection” uma rede de hotéis boutique super exclusivos ao redor do mundo.

CURIOSIDADES: O Castelo de Ashford já ganhou diversas vezes e está sempre os melhores e mais luxuosos hotéis do mundo. Incrível não é mesmo?

COMO É SE HOSPEDAR EM UM HOTEL TÃO EXCLUSIVO COMO O ASHFORD CASTLE?

Muito mais do que um sonho realizado, ficar hospedada nesse castelo é se sentir parte da história. É algo mágico e surpreendente. Pode parecer e é até clichê, mas estávamos nos sentindo como Reis e Rainhas.

Desde a entrada na gigantesca propriedade até chegarmos ao quarto, é tudo muito luxuoso e requintado. Os trabalhadores do hotel se vestem e conversam com você de forma impecável, são extremamente gentis e solícitos. 

Fomos recepcionados na entrada do hotel e conduzidos até a recepção. Na hora do check-in já escolhemos os restaurantes e os lugares que queríamos frequentar durante nossa hospedagem, como o clássico chá da tarde e garantir as reservas para os jantares. 

Fizemos uma breve visita guiada para conhecermos mais sobre o hotel e seus ambientes. Chegando ao quarto, mais uma surpresa incrível. Luxo e modernidade! Mimos estavam nos esperando com cartas, chocolates, água e whisky (todos os hóspedes recebem essas delícias). Precisamos combinar, todas as pessoas adoram ser mimadas e adoram um carinho, não é? Nos sentimos amados e super acolhidos.

CURIOSIDADES: O hotel passou por uma recente e grandiosa reforma. Vários artesãos foram contratados para restaurar e deixar o castelo impecável. Estudos foram feitos para o castelo ser o mais idêntico e detalhado possível à época original. Os ambientes foram modernizados, mas sem perder a identidade. A reforma custou mais de 50 milhões de libras.

O QUARTO

São 82 quartos incrivelmente decorados e detalhados. Mesmo o quarto mais “simples” é puro luxo. Nós ficamos hospedados no quarto tipo “Junior Staterooms” e você pode ver os tipos de quartos disponíveis aqui: TIPOS DE QUARTOS DISPONÍVEIS.

Uma cama gigante e extremamente confortável (acho que foi uma das melhores camas em que já dormi), muitos travesseiros, lençóis de algodões egípcios e muito conforto. A camareira arrumava todo o quarto pela manhã e no final da tarde voltava para organizar o quarto novamente, deixando chinelinhos, chocolates e trocando a roupa de cama para a noite.

Ao mesmo tempo em que nós queríamos explorar todos os cantos do castelo, também queríamos curtir nosso maravilhoso e espaçoso quarto.

Acho que só mostrando mais algumas fotos para vocês conseguirem imaginar um pouco melhor sobre o que estou escrevendo aqui. Ahh, uma das partes que achei mais legal é que ficamos em uma das torres do hotel e nosso quarto tinha uma parede toda de pedras. Impossível não imaginar há quantas centenas de anos essas pedras estão ali fazendo parte da história do castelo. Assista ao video de 1 minuto que fiz no nosso quarto aqui: VIDEO QUARTO CASTELO DE ASHFORD.

GASTRONOMIA E DRINKS

Surpreendente e delicioso é pouco para descrever a parte gastronômica e as bebidas servidas no Castelo de Ashford.

São diversos bares e restaurantes, sem contar na maravilhosa sala de chás. Um dos bares que mais gostamos foi o “The Prince of Wales” o bar do Príncipe de Gales. Ele foi construído no final de 1800 e ganhou esse nome por receber o então Príncipe de Gales que alguns anos depois se tornaria o Rei George V da Inglaterra.

The Dungeon, restaurante com referências medievais que fica no piso térreo do castelo. Pedimos uma carne maturada por 21 dias que estava simplesmente divina.

O restaurante mais especial do hotel é o George V. São mais de 800 anos recebendo pessoas nesse histórico castelo. O George V, foi construído pela família Guinness e recebeu esse nome por causa da visita do Príncipe de Gales que depois se tornou o Rei. 

Restaurante George V.

O café da manhã majestoso também é servido nesse mesmo restaurante e a noite para jantar no George V. existe um código de vestimenta. Todos os homens precisam usar paletó e eles pedem para que não seja retirado, assim, mantendo a luxuosidade do local. 

Não se preocupe se você não tiver levado um paletó para a sua viagem (meu marido não levou), mas lá no castelo eles tem um quarto especial com diversos paletós elegantérrimos e de todos os tamanhos. Eles são emprestados aos hóspedes sem custo algum.


Para o jantar pedimos os pratos com carne de cordeiro e o outro com carne de veado. Estava mais do que maravilhoso. Só de lembrar e ver as fotos fico imaginando quando poderei jantar por lá novamente. Tivemos uma experiência maravilhosa e memorável.

A família proprietária do Castelo de Ashford, tem uma vinícola na África do Sul e tivemos o prazer de provar um dos vinhos deles. Anota aí que também é uma ótima pedida.

A sala de chás, The Connaught Room. De frente para o lago, essa charmosa sala com janelas que vão do teto ao chão e tem uma vista linda para o jardim, também pode ser usada para jantares privados, mas nós fomos para desfrutar uma tradicional tarde de chás. Esse chá é super tradicional no castelo e começou em 1868 com o Lord e Lady Ardilaun.

O cardápio no The Connaught Room também é impecável. Uma ótima seleção de chás e diversos quitutes deliciosos. Sanduiches especiais e delicados como o de lagosta, doces dos mais variados e para acompanhar tudo isso, além do chá, fizemos uma maravilhosa degustação com 3 champanhes

Mágico não é mesmo? A atenção em cada detalhe, em cada gesto e em cada palavra nos deixou ainda mais maravilhados. 

DICA: Se você é alérgico ou tem intolerância a algum tipo de alimento, fique muito tranquilo. Até hoje, foi o lugar mais detalhado, interessado e preocupado com isso que nós fomos. Temos um casal de amigos que frequentemente viajamos juntos e que ela tem várias alergias e intolerâncias, então cada vez que conhecemos um lugar novo, ficamos de olho para poder contar para eles a questão da alimentação.

Ainda na parte das bebidas o Castelo tem uma adega surpreendente. Lemos a história e vimos fotos, porém infelizmente não chegamos a conhecer. 

Na adega são oferecidas degustações privadas e jantares. Eles descobriram os túneis e a passagem secreta na última reforma feita no hotel. São túneis do século XVI, com um bunker de carvão e passagens que os empregados usavam para levar carvão até os aposentos. Durante a reforma desenterraram esses espaços e os transformaram na grandiosa adega do Castelo de Ashford. 

No The Drawing Room também apreciamos bons vinhos e claro, algumas Guinness, afinal, estávamos na Irlanda. Nesse espaço sempre tinha alguma atração. Uma noite com harpa que foi espetacular e logo depois um casal de músicos muito queridos.

O QUE FAZER NO CASTELO DE ASHFORD?

Acho que se você ficar 1 mês por lá é capaz de não conseguir fazer e aproveitar tudo o que eles oferecem. São tantas atividades e coisas, que da vontade de ficar o dia todo curtindo e com certeza faltará tempo para tudo.

Por centenas e centenas de anos, a área do Ashford Castle proporcionou um enorme playground para os proprietários e amigos que frequentavam o local. As gerações e famílias que passaram pelo castelo, criaram uma das melhores propriedades esportivas de toda a Irlanda. Com mais de 1.4 milhões de metros quadrados a área do castelo é surpreendente e extremamente bem cuidada. 

Algumas das coisas que você pode fazer durante a sua hospedagem no Castelo de Ashford: 

Simplesmente por 4 anos seguidos o Spa do castelo é considerado o melhor Spa em hotel do mundo. Ele é lindíssimo. Lustres incríveis, tratamentos maravilhosos, tudo digno de reis e rainhas. 

Gosta de Pescar? O lago Corrib que fica na beira do castelo tem mais de 178km2 e é super famoso pelas trutas e salmões.

Quem sabe uma aula de falcoaria? No castelo fica a primeira escola de falcoaria da Irlanda. Enquanto passeávamos pelos jardins do hotel, vimos um grupo tendo aula com os falcões. Foi bem impressionante.

Um passeio de barco pelo lago Corrib você não pode deixar de fazer. Os irmãos Luskin são muito queridos e simpáticos. Fizemos praticamente um passeio privado e ouvimos diversas histórias. Fizemos o passeio de 1:15h e poder ver o castelo de outro ângulo foi muito lindo.

Muitas outras atividades como Stand Up no lago, dirigir pelas montanhas ao redor do castelo, tennis, golf, andar a cavalo, bicicleta, kayak, escalar árvores centenárias, arco e flecha, tiro ao alvo, são mais algumas opções para nos entretermos durante a hospedagem no Ashford Castle.

Para todas as atividades ou um simples passeio no jardim eles oferecem botas Hunter, casacos, capas de chuva e guarda chuvas, afinal, não podemos esquecer que estamos na Irlanda e o clima é digamos assim, diferente.

COMO CHEGAR AO CASTELO DE ASHFORD

Para chegar ao Castelo de Ashford partindo do Aeroporto de Dublin, levará em média 3 horas de carro. Outra cidade referência é Galway, de lá, levará em torno de 1h para chegar ao castelo. 

Nós alugamos um carro e passeamos por toda a Irlanda, inclusive Irlanda do norte, confira o roteiro aqui: O QUE FAZER NO INTERIOR DA IRLANDA DO NORTE 

Aconselho você a alugar um carro e ir desfrutando das incríveis paisagens e campos verdejantes da Irlanda. Por mais que seja mão inglesa e totalmente ao contrário do que dirigimos aqui no Brasil, as estradas são extremamente bem sinalizadas.

A distância entre a capital, Dublin e Ashford Castle.
MAIS SOBRE O ASHFORD CASTLE

Gostaria que você que está lendo esse texto conseguisse sentir um pouquinho da alegria e da realização que foi poder ficar hospedada em um lugar tão surpreendente e incrível como este castelo com mais de 800 anos de história. Espero ter feito jus as tantas maravilhas e experiências que tivemos por lá.

Além de tudo isso que contei em mais detalhes, o Castelo tem um cinema próprio com filmes todas as noites, sala de jogos, academia, terraço, galeria com obras e esculturas de um dos artistas prediletos da Rainha Elizabeth II, uma biblioteca surpreendente e muito mais coisas, muitas mesmo. Cada canto que você olha por lá, é único e cheio de detalhes impressionantes. 

Aqui você pode conferir um vídeo de 3 minutos do próprio hotel. Com imagens incríveis da reforma e do castelo hoje em dia. Vale a pena conferir. VIDEO FEITO PELO PRÓPRIO CASTELO.

Sabe aquele tipo de experiência que você tem que ter ao menos uma vez na vida? Com certeza se hospedar no Castelo de Ashford, é uma delas.

Ahh se você quiser ver os Stories da nossa hospedagem no Castelo de Ashford, é só acessar esse link: STORIES ASHFORD CASTLE, deixamos salvo nos destaques do instagram. Te espero por lá! 

Mais algumas fotos do Castelo!


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.

Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para você. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

Deixe uma resposta