VILLAGGIO BASSETTI

VILLAGGIO BASSETTI

Aqui no Conhecendo o Mundo somos apaixonados por vinhos, então, nossos roteiros sempre que possível incluem uma Vinícola aqui e ali. 
A Vinícola de hoje é a Villaggio Bassetti, que fica na serra catarinense, na cidade de São Joaquim.

As primeiras mudas foram plantadas em 2005 e eram todas importadas, hoje eles também tem mudas nacionais e mais de 19 hectares plantados, com capacidade para expandir até 25 hectares. A escolha pelas mudas nacionais se dá porque elas já vem adaptadas para o nosso tipo de solo e clima, então é muito mais fácil “vingar”. 

Quem nos recepcionou na Vinícola Villaggio Bassetti foi o Leonardo (Façam a degustação com ele), fomos muito bem atendidos, extremamente simpático e atencioso. 
Meu pai tinha curiosidade sobre maçãs (sim, nada a ver com uvas rsrsrsrs) e fez algumas perguntas para ele, por coincidência a família dele tem plantação de maçãs e ele tinha levado algumas para comer no seu intervalo. Resumindo, ele nos deu várias maçãs, várias explicações e muito vinho!!! Tem coisa melhor? 

Vamos às degustações?

1 – Villaggio Bassetti Rosé
50% Pinot Noir e 50% Merlot. É Frutado, mas seco.
2 – Sauvignon Blanc 2015
100% Sauvignon Blanc e essa é uma das uvas que tem apresentado maior produtividade na vinícola. Armazenado em aço inox. Para o meu paladar achei levemente adocicado e bem aromático, acho que pelas notas de maracujá. Esse vinho ganhou como melhor Sauvignon Blanc nacional em 2015.
3- Ana Cristina 2014
Para produzir esse vinho eles tem todo um cuidado especial. Foi inspirado nos vinhos do velho mundo. Eles implantaram o vinhedo para que ele fosse alinhado para o norte e recebesse os primeiros raios de sol do dia. 100% Pinot Noir. Barricas de carvalho francês de primeiro uso. Aveludado, macio e frutado.
4 – Montepioli 2011
50% Cabernet Sauvignon, 50% Merlot. 1 ano de barrica de carvalho francês de segunda e terceira passagem. Esse vinho recebeu pontuação 91.

Degustamos 4 rótulos da vinícola. O valor da degustação é de R$ 40,00, porém como na maioria das vinícolas se você comprar alguns vinhos, não pagará a visitação e degustação.
A visitação foi cancelada no dia, pois estava chovendo. Como estávamos de carro, passeamos por toda a  plantação, que é muito bonita, tudo com muito capricho e organização. 

A primeira safra da Villaggio Bassetti foi colhida em 2008 e produziu pouco mais de 500 garrafas de cabernet sauvignon. Hoje a vinícola produz 8 rótulos e nós só temos que agradecer ao encontro das famílias Pioli e Bassetti, devido ao encontro hoje temos ótimos vinhos catarinenses. Adorei ter visitado a vinícola e me surpreendi com os ótimos vinhos que encontrei.

Quer conhecer outras vinícolas da serra catarinense? Acesse aqui: Villa Francioni, Vinhedos do Monte Agudo.

Visite também em Urubici: Morro do Campestre

Deixe uma resposta