O QUE FAZER EM GRAMADO? – CRISTAIS DI GRAMADO

O QUE FAZER EM GRAMADO? – CRISTAIS DI GRAMADO

Ver aquela “massa” incandescente tomando forma é uma coisa surpreendente. Imaginar que simplesmente não existe um cristal igual ao outro, é algo mais extraordinário ainda. Como não se apaixonar pelo mundo dos cristais depois de conhecer e vivenciar um pouco o processo de produção de um deles?

Esses artesãos merecem toda a nossa admiração, é um trabalho singular, repleto de técnicas e imaginação.


Cristais de Gramado

Fundada em 2002, é pioneira no estado do Rio Grande do Sul e referência nacional. Eles utilizam a mesma técnica dos italianos, Cristais di Murano, com mais de 800 anos de história.

A loja em Gramado – RS é enorme e toda decorada em estilo veneziano. Com uma variedade gigantesca de cristais, jóias, taças, entre outros. Se você gosta de apreciar essas maravilhas, vá preparado para curtir de 2h à 3h por lá.

A Experiência

Tenho certeza que depois de você ver o processo de produção de um cristal de pertinho, terá ainda mais admiração por essas grandiosas obras de arte.

Sentir o calor no rosto, ver o mestre vidreiro com suas mãos experientes manuseando aquela massa inflamada à 1200ºC e lentamente observar a transformação em Cristal.

Agradeço muito à Cristais de Gramado por ter me proporcionado uma experiência real, ter me ensinado um pouco mais sobre eles e principalmente por poder aplicar a técnica do sopro, e com isso ter feito meu próprio vaso de cristal. Aquela savoir – faire inesquecível.


Além de poder ver tudo isso de pertinho, dentro da loja tem outros mestres artesãos que fazem outras técnicas ao vivo, como lapidação, por exemplo.

Queríamos trazer presentes para a família toda e para nós mesmos. Eles tem estações para personalizar peças, colocar fotos dentro de cubos de cristal, e mais algumas coisas que amamos, como as máscaras vindas de Veneza (fui obrigada a trazer duas para decorar minha casa heheh).

Adoramos também a ideia do mosaico do amor, onde você escreve uma mensagem ou faz um pedido. 1 você traz para casa e outro deixa lá exposto. Quando completar o mural eles vão fazer um cata ventos, para captar os bons fluídos e se Deus quiser, realizar nossos desejos.

Di Murano

Lá pelo ano de 1290 os artesãos que fabricavam Murano foram confinados em uma ilha de Veneza para guardar o segredo de como as peças eram produzidas. Eles não podiam deixar o local, sob pena de perder a vida caso alguém os descobrisse.

Curiosidades: Uma das histórias sobre as máscaras de Veneza, é que os artesãos às usavam para poder curtir alguns dias de festa sem serem reconhecidos.

Desde a sua invenção, os Cristais di Murano são produzidos praticamente da mesma forma. Não passaram por nenhuma grande intervenção tecnológica e são feitos com as mãos e com a técnica do sopro.


Ainda encantada com todos aqueles lustres e peças maravilhosas que eles produzem na Cristais de Gramado. Quando voltar a cidade quero comprar meu primeiro Murano!


A loja / fábrica Cristais de Gramada é aberta todos os dias, sem fechar ao meio dia. Das 08:30h às 17:30h. (não precisa agendar horário)


Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para vocês. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

Leave a Reply