Para visitar o Rio de Janeiro não existe época ruim. Seja no inverno ou no verão você achará ótimos atrativos pela cidade maravilhosa. Mesmo que você fique 2, 3, 5 ou 7 dias na cidade com certeza ainda terão atrações e lugares para ver e visitar.
Sempre que as pessoas me perguntavam sobre o Rio de Janeiro, eu falava que ia demorar para conhecer a cidade. Todos falavam que era linda, as fotos, os videos, nos programas de televisão, claro que sempre achei a cidade belíssima, mas o meu medo sempre era maior. Até quem um belo dia, da tarde para a noite, meus pais precisaram ir e queriam que eu fosse junto. Em duas horas comprei as passagens para família, reservei hotel e fiz as malas, partimos naquela madrugada.
A minha maior preocupação era com a segurança. Fizemos todos os passeios de Uber e perguntava para todos os locais (motoristas, todos os staffs do hotel, pessoas que encontrava ao acaso e puxava papo, etc) aonde poderíamos ir e aonde não deveríamos nem chegar perto.
É claro que alguns lugares que eu gostaria de ter conhecido ficaram de fora do nosso roteiro, pois além de darmos prioridade para os lugares mais seguros, também tínhamos compromisso na cidade, porém voltamos sãs e salvos e não vimos nada de violência, o que é quase impossível para o Rio de Janeiro de hoje em dia.
Vamos ao Roteiro?!
DIA 1:
-
1 – URCA
As margens da Baía de Guanabara, a Urca é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, tem um quartel do exército e somente uma entrada e uma saída, então casos de violência, roubo, etc., são bem raros nesse lugar. Ah, o Rei Roberto Carlos mora por ali.
O motorista do Uber nos deixou em frente ao Bar Urca, como já estávamos com fome pegamos nosso lugar na Mureta da Urca, compramos alguns bolinhos de bacalhau, pastéis de camarão e ficamos um bom tempo por ali, comendo e bebendo.
Na Urca tem outros pontos interessantes, dá para passear um pouco por ali e ver a primeira rua do Rio de Janeiro, rua São Sebastião que começava dentro da Fortaleza São João, a Fortaleza é bem bonita, mas não é possível entrar, pois é onde fica o exército. Na Urca também fica a sede da antiga TV Tupi.
-
2 – CONFEITARIA COLOMBO
Fundada em 1894, tem tanta história dentro deste lugar que impossível não ir tomar um café ou chá e mergulhar no passado. Que lugar fantástico!! Fomos muito bem atendidos e eu não conseguia parar de olhar cada detalhe das paredes, teto, etc. Tem um garçom quem trabalha lá a mais de 30 anos e nos contou um pouco das ilustres pessoas que ele já teve o prazer de atender.
-
3 – ZONA PORTUÁRIA / MUSEU DO AMANHÃ / MAR
Essa região do porto era extremamente perigosa antes da revitalização, hoje ainda é, porém menos. Como era fim de tarde as pessoas nos aconselharam a sair dali o quanto antes, tinha bastante policiamento, mas ainda assim nos disseram que antes de anoitecer deveríamos chamar o Uber.
Museu do amanhã e Museu de Arte do Rio tem entradas gratuitas nas terças-feiras.
Passeamos por ali, vimos o pôr do sol deslumbrante e fomos para outro lugar.
-
4 – JANTAR NO COPACABANA PALACE
Acredito que poucas coisas são tão icônicas como o Copacabana Palace. Já que não pude me hospedar no Copa e dar um tchauzinho para a Narciza rsrsrrs, fui jantar com a família. Atendimento impecavel e experiência incrível. Jantamos no Restaurante Cipriani (italiano).
DIA 2:
-
1 – CRISTO REDENTOR DE VAN / MIRANTE DONA MARTA
O maior cartão postal do Rio de Janeiro não poderia faltar. O jeito mais tradicional de subir é de trem, mas escolhemos ir de Van porque tem uma parada no Mirante Dona Marta. Eu sei que é possível ter essa visão lá do Cristo também, mas vista deste mirante ela fica mais pertinho, mais bonita.
-
2 – ESCADARIA SELARÓN
Mais de 2000 azulejos de mais de 60 países diferentes. A obra do artista Chileno é famosa no mundo todo. Várias gravações já foram feitas nas escadarias como o clipe da Banda U2, entre outros. O motorista nos deixou exatamente na frente, nas ruas ao redor já achei o cenário mais perigoso.
Para quem tiver curiosidade, o nome Selarón é o sobrenome do Jorge (artista) de trás para frente.
-
3 – ARCOS DA LAPA
Que construção incrível, ainda mais para a época que foi feita. Fica na Lapa, bairro bem boêmio do Rio. A obra foi finalizada em 1723.
Queria muito ter ido a noite em um barzinho, ou ter pego o bonde de Santa Tereza que passa em cima dos arcos da Lapa. Já haviam nos dito que aquela região estava muito perigosa, mas ainda assim fomos conversar com os policiais que estavam ali para ter certeza e eles falaram que inclusive ali na praça era para ficarmos mais perto deles enquanto tirávamos fotos, etc. e ficou do nosso lado esperando o motorista do Uber chegar. Realmente o Rio de Janeiro não está para brincadeiras.
Os arcos da Lapa ficam a pouquíssimos minutos da Escadaria Selarón, fomos andando a passos bem largos e bem rapidinho rsrsrs.
-
4 – THEATRO MUNICIPAL
Um dos prédios mais imponentes do Rio de Janeiro, principal casa do Brasil e uma das mais importantes da América Latina. Fizemos uma parada muito rápida, o motorista ficou nos esperando, descemos e ficamos admirando por uns minutos.
Minha irmã já teve a oportunidade de ir em uma entrega de prêmio à uns anos atrás, com apresentação de Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica, ela disse que era de arrepiar de tão lindo.
-
5 – JOCKEY CLUB
Para quem adora uma aposta, esse é o lugar ideal. Tem páreos nas sextas, sábados, domingos e segundas, não paga nada para entrar e você ainda pode almoçar ou jantar por lá. Mesmo que não goste tanto de cavalos ou corridas vale a pena conhecer o local, é muito bonito.
Normalmente tem 10 páreos por dia, fomos em um domingo e jogamos em 9 páreos, passamos a tarde e inicio da noite lá. Comendo, apostando e tomando vinho, que tarde deliciosa!!
No final das contas eu ganhei 2 vezes e meu pai 1 vez. Ainda deu para cobrir um pouco dos gastos rsrrs.
-
6 – BARZINHO A NOITE EM COPACABANA
Sim, falei que era um um roteiro seguro e estou sugerindo um barzinho a noite em Copacabana rsrrs. Paramos com o Uber bem na frente do bar, tomamos umas caipirinhas, comemos uns bolinhos de bacalhau, conversamos e curtimos o momento.
Já era 23:00h, super perigoso essa hora, chamamos o Uber para nos deixar no hotel, que era do outro lado da rua, sim não atravessamos a rua sozinhos, os funcionários do bar falaram para não atravessa a rua de jeito nenhum. Chamamos o Uber, eles esperaram conosco o motorista chegar e fomos para o hotel.
Anteriormente, quando paramos na frente do bar, surgiu uma dúvida rápida se ficaríamos mesmo naquele ali ou andaríamos até o próximo. A atendente logo falou, vocês não precisam entrar nesse aqui, mas entrem em algum rápido, não fiquem no calçadão porque serão assaltados e aqui dentro eles não mexem com ninguém.
DIA 3:
-
1 – PARQUE LAGE
É um parque público, aos pés do corcovado. Já foi engenho de açúcar, palacete dos aristocratas, palco de teatro e cenário para clipes e filmes, hoje abriga a escola de artes visuais. O lugar é lindíssimo, a arquitetura, os jardins, fiquei encantada.
-
2 – JARDIM BOTÂNICO
Tem mais 6500 espécies e algumas delas ameaçadas de extinção. É uma das áreas verdes mais cuidadas e preservadas do Rio de Janeiro. Para entrar tem uma taxa de R$ 15,00, mas é possível ter acesso a história do Mestre Valentim e a algumas de suas obras restauradas e outros museus sem pagar nada.
-
3 – PRAIA DE IPANEMA E PEDRA DO ARPOADOR
Queria ter ido no pôr do sol, mas não deu. A praia é linda, cheia de gente com energia boa, fazendo exercícios, surfando, passeando com os dogs. Tinha policiamento e achei bem tranquilo.
De toda a orla da praia a vista é linda, mas da pedra do arpoador é ainda mais bela. O morro dois irmãos com a praia de Ipanema e do Leblon completam o cenário. Andando mais pela pedra é possível ver a praia de Copacabana do outro lado.
-
4 – FORTE DE COPACABANA