VINÍCOLA RAVANELLO

VINÍCOLA RAVANELLO

Já visitamos Gramado várias vezes e ainda não tínhamos tido a oportunidade de visitar a Vinícola Ravanello. Sabe aquele lugar que surpreende desde a chegada? Foi assim que nos sentimos. Estávamos em 10 pessoas, família e amigos. Fomos muito bem recebidos, com carinho e atenção.

Visitação

Nosso tour pela vinícola começou às 15:00h em ponto. Primeiro conhecemos uma parte dos vinhedos que ficam ao lado do prédio principal (eles também possuem mais videiras plantadas em outras cidades do Rio Grande do Sul).

Depois de conhecer as plantações, entramos naquele lindo prédio com referências da Toscana. Leonardo nos explicou minuciosamente casa parte da produção, vinificação, etc. dos vinhos. Podemos ver tudo de perto e com riqueza de detalhes.

O que achei mais legal na visitação, é que a cada parte da vinícola que conhecíamos, experimentávamos um vinho diferente. Vocês concordam comigo que é muito bacana poder degustar uma bela taça de vinho no meio dos barris? Um dos pontos altos da visita.

História

Em Gramado, são 2.4 hectares plantados à 800m de altitude. A Vinícola Ravanello é uma Vinícola Boutique. O que eles mais presam é a qualidade das uvas e dos vinhos e não estão muito preocupados com a quantidade. Eles querem mesmo fazer vinhos excepcionais!

Os plantios iniciaram é 2005 e vinificaram os primeiros vinhos na própria vinícola em 2010. Hoje (2019) eles produzem cerca de 3 à 4 mil garrafas por rótulo, tendo 50 mil litros de produção.

Curiosidade: Sabemos que a produção de vinhos não é uma coisa certa e que as condições do tempo implicam muito no resultado obtido lá na frente. Em 2016 eles produziram somente 10 mil litros de vinhos. Quando a uva não está 100% eles não à utilizam na produção.


O Senhor Normélio Ravanello é o proprietário e idealizador da vinícola, e nos recebeu juntamente com seu filho Alexandre. Só posso dizer que agradeço a atenção com nosso grupo e pelas ótimas experiências que nos proporcionaram.

Meus Vinhos Preferidos

Preciso confessar que não conhecia os vinhos da Vinícola Ravanello, mas que eles me surpreenderam muito positivamente. Degustamos ao todo 6 vinhos, entre eles dois espumantes deliciosos.

Eu sou apaixonada por espumante. Quem aí me acompanha no Instagram? hehehe. Depois que provei o extra brut deles, já corri para a prateleira garantir o meu. Outro que amei provar foi o Tannat. O melhor Tannat deles é da safra de 2012, porém nós provamos o de 2014 e estava excelente.


A Vinícola Ravanello é pioneira em vários aspectos e acredito que uma das coisas mais importantes de se destacar, é que eles foram a primeira vinícola no Brasil a ter um Selo de Produção Integrada. O que isso quer dizer? Atesta a qualidade do produto e a responsabilidade ambiental. Bacana, não é?

Eles utilizam o mínimo de químicos possíveis e dessa forma tem um vinho mais genuíno.

Outra coisa que achei bem interessante e ainda não conhecia é o método de vinificação integral. 40% dos vinhos da vinícola passam por esse processo e 1 vinho em especial, o Dionísio, passa 100% por esse processo. (trouxemos uma garrafinha desse para casa e já estou doida para degustar).

Dionísio é considerado o Deus do Vinho e também é o nome do pai do Senhor Normélio (proprietário), juntando isso, fez-se essa bela homenagem.

Na vinificação integral, as uvas fermentam na própria barrica de carvalho francês de primeiro uso. Todos os dias esses barris são mexidos 2 vezes ao dia, misturando casca, semente e mosto. O resultado desse processo, são vinhos mais macios, polidos, aromáticos e complexos. Após esse processo é feito a maturação também em carvalho francês por 18 meses. ( A Ravanello também é pioneira nesse processo aqui no Brasil).


Para finalizar todo o aprendizado e experiências que tivemos por lá, fizemos um picnic naquele gramado maravilhoso. Ainda consigo ouvir o som das nossas risadas e momentos de felicidade que vivenciamos na Vinícola Ravanello.


Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para vocês. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

Leave a Reply