CASA DO VINHO – SÃO JOAQUIM

CASA DO VINHO – SÃO JOAQUIM

Um lugar onde você é extremamente bem atendido e que não vê a hora de voltar? Essa é a Casa do Vinho, na cidade de São Joaquim em Santa Catarina.

Sr. Vilson (proprietário) e todos os colaboradores são muito atenciosos e gentis. Quando marcamos uma nova ida à terra dos vinhos catarinenses, (agora em 2018), colocamos em nossa lista a Casa do Vinho.

    

                     Sr. Vilson                                     Eu, Ricardo (nos atendeu em 2017) e meu pai

Adoro fazer “propaganda” das coisas que encontro por aí e acredito que vale à pena repassar quando gostamos do lugar. Deixei mais algumas dicas nos stories do instagram e mostrei algumas coisas enquanto estávamos lá. (está nos destaques para quem quiser ver, com o nome vinícolas).


Afinal, o que é a Casa do Vinho? Um lugar com vinhos do mundo todo, mais de 1000 rótulos, um espaço para degustação exclusivo, compras e muito mais. Um dia quero poder participar de uma dessas!!

  

Eles me ganharam de fato com essa história: Fui em uma vinícola e estava com muita vontade de provar um vinho X, eles falaram que não poderiam abrir, pois tinham poucas garrafas. Já havia escutado algumas pessoas falarem bem do vinho e queria um pouquinho, para levar a garrafa ou não. Chegando na Casa do Vinho, perguntei pelo mesmo vinho, eles prontamente pegaram uma garrafa e abriram para nós degustarmos (mesmo tendo poucas unidades). Um atendimento assim é maravilhoso não é?!

Outra coisa que fico até de cara de certa forma, é que os preços da Casa do Vinho são bem melhores do que nas próprias vinícolas. Sempre passamos lá para comprar algumas garrafas!

Vamos à parte boa? Degustação!!!

Degustamos ao todo 9 vinhos, entre brancos, rosés e tintos. Apesar de minha preferência ser por vinhos brancos, os que mais gostei foram os tintos.

Sr. Vilson, o proprietário do espaço fez uma parceria com a Villa Francioni e tem vários vinhos sendo vinificados pela vinícola.

Ele mesmo escolhe as uvas e pensa cada detalhe dessa produção. O resultado? vinhos excelentes mesmo.

– Um dos vinhos que mais gostei é o de nome Comendador 5 castas. As uvas são plantadas à 1427m de altitude e geram 6 toneladas por hectare. Esse vinho que tomamos foi feito com as seguintes uvas e safras: Merlot 2008, Cabernet Sauvignon 2007, Malbec 2009, Cabernet Franc 2010 e Petit Verdot 2011. O vinho passa por 15 meses em barricas de carvalho, tem uma expectativa de guarda até 2032 e foram produzidos 3000 garrafas. 

–  Outro vinho interessante é o Comendador 2006, de rótulo azul. Uva Cabernet Sauvignon, fica 20 em barrica de carvalho e foram produzidos somente 600 garrafas. ( esse não degustamos, mas garantimos a nossa garrafinha e trouxemos para casa).

– O 7º vinho que degustamos foi o Comendador Vilson Borges, uvas plantadas entre 1200m e 1300m de altitude. 12 meses em barrica de carvalho francês e notas sápidas de frutas vermelhas e negras, com um toque balsâmico.

– Para finalizar experimentamos o Comendador Lote III, garrafas numeradas. 16 meses de carvalho francês. Um assemblage de 3 uvas, 60% Malbec, 20% Cabernet Sauvignon e 20% Caberbet Franc. Para esse vinho são plantadas somente 4 toneladas de uvas por hectare.


Os vinhos que Sr. Vilson produz são realmente muito bons. Não resistimos e trouxemos algumas garrafas dos vários “comendadores” para casa.

Ele abriu a loja no ano de 95 e desde então vem se aperfeiçoando. Estudou enologia, pois queria produzir vinhos menos ácidos, entre diversas outras características. Uma coisa interessante é que ele produz 1 garrafa com 2kg de uvas, ao invés do geralmente usado na região, que é de 1kg.

Realmente recomendo a visita e as compras na Casa do Vinho em São Joaquim e agradeço por todo o bom atendimento que recebemos.

Ahhh, o queijo servido junto é sensacional, o meu já acabou, preciso voltar lá e comprar mais rsrsrs


Está em São Joaquim? Visita também algumas vinícolas interessantes: 

Villa Francioni

Vínícola D´alture

Vinhedos do Monte Agudo

Villaggio Bassetti

Ahh, escrevi uma matéria super legal no Trivago Magazine sobre as vínicolas da Serra Catarinense. Para conferir CLIQUE AQUI

Leave a Reply