NOVA VENEZA ROTEIRO COMPLETO COM RESTAURANTES E PONTOS TURÍSTICOS

NOVA VENEZA ROTEIRO COMPLETO COM RESTAURANTES E PONTOS TURÍSTICOS

Nova Veneza fica ao sul do Estado de Santa Catarina, a 215km de Florianópolis. Um lugar incrível que foi “pensado” desde a sua fundação. 

A primeira colônia do Brasil República, é italiana e foi fundada em 1891. Hoje, uma pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes que transmite sua cultura e tradições por todos os lados.

VAMOS CONHECER NOVA VENEZA?

A Companhia Metropolitana, uma carbonífera, adquiriu diversas terras com o intuito de povoar e dar um salto para o progresso. Agentes foram contratados para selecionar diversas famílias de imigrantes italianos para habitar o território de Nova Veneza, famílias que atuavam em diferentes profissões para desenvolver a chamada Colônia Nuova Venezia.

A recepção calorosa, a comida incrivelmente saborosa e toda a cultura e história do lugar nos deixaram apaixonados, por isso quero compartilhar com você nosso roteiro cheio de alegrias e experiências imperdíveis.

CONFIRA TAMBÉM: O QUE FAZER EM NOVA VENEZA

ONDE COMER – NOVA VENEZA CAPITAL NACIONAL DA GASTRONOMIA TÍPICA ITALIANA

ROTEIRO COMPLETO EM NOVA VENEZA

CAPITAL NACIONAL DA GASTRONOMIA TÍPICA ITALIANA

Nada melhor do que começar nosso roteiro falando sobre a típica comida italiana. As comidas deliciosas com receitas que passam de geração em geração e nos enchem de afeto e alegria. Pratos que a gente sente que foram feitos com amor, aquele amor que só as mammas e as nonnas tem. 

RISTORANTE VENEZA

O restaurante mais tradicional da cidade, com 62 anos de história fica no coração de Nova Veneza. Localizado ao lado da Gôndola e na praça central você vai comer o melhor da comida típica Italiana. Eles abrem todos os dias da semana e você precisa provar a polenta cortada na linha com fortaia por cima. Eu não conhecia a fortaia e o Rafael, gerente do hotel nos apresentou. 

A fortaia é basicamente uma mistura de ovos e queijos, mas não se engane, não parece em nada com uma omelete ou ovos mexidos, por exemplo.

Confesso que gostaria de estar escrevendo essa matéria sentada a mesa desse restaurante e me deliciando com aquela ótima comida.

Você também vai encontrar a famosa minestra italiana, massa fresca, a polentinha frita na hora, a costela suína feita no vinho branco e muito mais delícias. Além de todas as comidas que vem na mesa, você pode ser servir de diversas entradas que ficam no fogão à lenha.

BODEGA DO ZECA

Um lugar cheio de histórias! O restaurante fica na antiga casa da família, uma casa com mais de 50 anos e vários cantinhos especiais.

Até o antigo tronco da jabuticabeira plantada há 30 anos pela irmã dos proprietários e filhos do Seu Zeca continua por lá, no meio restaurante.

Fernando, um chef internacional juntamente com seu irmão Vinícius, fundaram esse maravilhoso restaurante. A parmigiana e o medalhão de mignon com gnocchi e gorgonzola foram a pedida certa para nossa noite.

E não deixe de provar o Limoncello produzido pelo chef, uma delícia!

CASA DO CHICO 

Uma galeteria e pizzaria que também fica na praça central da cidade, praticamente em frente à Gôndola.

O prédio em que fica o restaurante foi uma antiga casa de comércio, onde eram vendidos tecidos, alimentos, calçados, etc. e pertencia a grandiosa família Bortoluzzi, que também era proprietária de uma das maiores fábricas de banha e embutidos do país naquela época.

No restaurante é possível ver o antigo livro contábil de 1949 e um cofre que ninguém tem a chave e ninguém sabe o que tem dentro. Já imaginou? Eu acho que eu não conseguiria viver com a curiosidade de não saber o que tem lá dentro.

Para a entrada uma deliciosa sopa de capeletti, depois uma pizza crocante e com massa fininha de prosciutto di parma e para finalizar, um estrogonofe de nozes. Tudo isso regado à um bom vinho e assim tivemos uma noite perfeita.

AGUAÍ SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Um lugar com 135 mil metros quadrados repleto de muito verde, animais da fazenda, caiaque, trilhas, pedalinho, pontes de pedras, um anfiteatro a céu aberto e muito mais atrações. 

Fomos recebidos pelo Seu Beto e sua maravilhosa equipe. Depois de conhecermos uma boa parte da propriedade, fomos tomar um café da tarde incrível feito pela Mariza, a cozinheira de mão cheia do Aguaí. Mesa boa e farta foi o que encontramos nesse santuário, quantas delícias.

Já falei que nesse lugar maravilhoso fica a menor igreja da América Latina? A Igreja de São Francisco de Assis, protetor dos animais. 

O Santuário fica coladinho na cidade de Nova Veneza, logo após a barragem de São Bento.

GHEPPO GELATO E CAFÉ

Outro lugar imperdível em Nova Veneza é a Gheppo. Tomamos um gelato super italiano. Eles fabricam todos os sorvetes diariamente e são muito cremosos.

Depois de provarmos vários sabores, escolhi o de chocolate, que delícia.

A Gheppo também fica na praça da cidade, é um lugar lindo e cheio de flores.

O QUE ACHOU DO NOSSO ROTEIRO GASTRONÔMICO PELA CIDADE DE NOVA VENEZA?

AGORA VAMOS CONHECER MAIS ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS QUE VOCÊ PRECISA COLOCAR NA LISTA.

O QUE FAZER EM NOVA VENEZA

CASA SAVOIA

Uma vinícola no meio da cidade que começou a sua produção em 2011. Fomos recebidos por um dos proprietários, Seu João Paulo. Ele nos contou como funciona todo o processo de produção, onde as uvas são plantadas e ao final degustamos alguns rótulos produzidos por eles.

O meu preferido foi o Taglio, que é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot. Para a visita você precisa entrar em contato com eles e fazer o agendamento.

MIO CACAO

Uma fábrica de chocolates na cidade. Paulo Henrique, o mestre chocolatier nos mostrou como funciona a produção de chocolates e a proposta diferenciada da marca. Todos os chocolates deles são zero lactose, zero glúten e alguns são veganos também. 

Amei as embalagens, mais veneziana impossível e o legal é que também servem como lembranças gostosas da cidade. Meu preferido foi o 83% cacau.

CURIOSIDADES: Não sei bem se é uma curiosidade, mas achei muito interessante. Praticamente com todos que conversamos e em todos os lugares que visitamos, as pessoas já haviam morado no exterior. Acredito que as experiências e conhecimentos que vivenciaram lá fora, trouxeram para a pequena cidade de Nova Veneza, e na minha opinião esse é um dos grandes diferenciais do local. 

Tudo é charmoso, do interior, da família e muito acolhedor, mas com uma grande visão global.

CASAS DE PEDRA

Acredito que o lugar mais icônico e histórico de Nova Veneza. A Fran que é guia da Roteiros do Sul, mostrou cada detalhe e nos contou diversas histórias sobre o local, os antigos moradores e muito mais.

As Casas de Pedra são único conjunto arquitetônico da América do Sul. Levaram mais de 10 anos para serem construídas por Seu Luigi e a família. Eles começaram a construção em 1891 quando chegaram da região do Vêneto, na Itália. 

Todas as pedras foram retiradas do próprio terreno, esculpidas e cortadas por seu Luigi.

Na casa onde eram os dormitórios, é possível ver a mala e o baú que Seu Luigi trouxe de navio há 129 anos.

BARRAGEM SÃO BENTO

No mirante da barragem é possível ver as torres da antiga igreja da comunidade onde moravam 47 famílias. A barragem foi construída em 2002. Também fica na cidade vizinha à Nova Veneza, Siderópolis.

VINÍCOLA BORGO

A vinícola em formato de castelo já vem de família. Seu Onévio Borgo, o proprietário do lugar, foi quem projetou e executou a obra desse castelo. A família dele tem origem em Bérgamo, na Itália e os Bergamascas são conhecidos pelas construções de castelos. 

Já estava no sangue! Então, quando Seu Onévio descobriu a descendência, nada mais lógico do que construir seu próprio castelo, e assim nasce a história do castelo de Nova Veneza.

Além de vinhos e espumantes eles também produzem licores, geléias, cachaças entre outros produtos.

Depois de toda a incrível recepção da família Borgo, eu tive um sonho realizado. Seu Borgo fez um vinho no meu nome, vocês não imaginam a surpresa quando peguei a garrafa na mão.

Eu amei também o espumante brut deles, inclusive vou entrar em contato para comprarmos mais umas caixinhas.

PÓRTICO DE NOVA VENEZA

Representando a italianidade do povo de Nova Veneza. 

Você sabia que 95% da população dos Neovenezianos são descendentes de Italianos?

Realmente a cidade é um pedacinho da Itália em Santa Catarina. 

Na entrada da cidade também é possível ver os gigantes personagens que fazem parte do Carnavale di Venezia. O Arlequim, o Pierrô e a Colombina. 

PONTE DEI MOROSI

A ponte dos namorados, na língua Vêneta. Uma ponte construída recentemente que faz uma alusão a antiga ponte de madeira e zinco que tinha na cidade em 1936 e era ponto de encontro de vários casais.

GÔNDOLA

A famosa gôndola que veio diretamente da Itália como um presente do Governo Vêneto à Nova Veneza. Os italianos até hoje só presentearam 4 lugares no mundo com suas embarcações e 1 delas é essa que está aqui no Brasil.

A Gôndola chamada de Lucille já navegou pelas águas de Veneza e agora é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. Como essa gôndola foi presente, está na cláusula que não se pode navegar com ela, então ela fica em um “lago” artificial para as pessoas tirarem fotos. 

Mas vou dar um spoiler! Nova Veneza mandou produzir uma gôndola especial na Itália e vai fazer um caminho de águas onde será possível passear com a embarcação mais emblemática da Itália e quiçá do mundo.

CARNEVALE DI VENEZIA

Quer saber como seria participar de uma celebração mística e que seduz um grande número de visitantes todos os anos à Nova Veneza?

Clima de mistério e alegria dos “mascarados” que participam do maior evento do gênero fora Itália. Estamos falando do Carnevale di Venezia.

Ele acontece todos os anos no mês de junho e os ingressos para o grande baile de gala esgotam com meses de antecedência. 

Você também pode alugar aquelas roupas incríveis (em qualquer época do ano) e passear pela cidade, tirar fotos nos pontos turísticos, etc. É claro que eu não iria perder essa oportunidade e em plena sexta feira pré feriado da independência brasileira, lá estava eu vestida com os trajes dos antigos nobres europeus passeando pela cidade.

O Carnevale di Venezia acontece junto com a Festa da Gastronomia Italiana. Os restaurantes montam tendas e barracas em frente o Palazzo Delle Acque e milhares de visitantes vão conhecer o melhor da comida típica Italiana.

Visitamos também a Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Veneza e a Secretária Susan nos contou muitos detalhes e histórias curiosas sobre o Carnaval. Se eu já tinha vontade de participar desse encontro lúdico, depois dos contos com certeza está mais ainda na minha lista participar dessa grandiosa festa e que faz Nova Veneza ser ainda mais especial. 

SAINT BIER

Esse é outro lugar bem bacana para visitar, fica na cidade ao lado de Nova Veneza, em Forquilhinhas e os amantes da cerveja precisam ir até lá.

Você pode agendar uma visita pela cervejaria e conhecer o processo de produção das cervejas. Tem um pub no local super badalado e você também pode fazer uma degustação de várias cervejas. 

Conhecemos algumas bem interessantes e a minha preferida da noite foi uma cerveja de trigo produzida dentro dos parâmetros alemães.

MUSEU DO IMIGRANTE

Um lugar repleto de histórias que foi inaugurado nas comemorações do centenário da cidade e que mostra um pouco mais sobre os imigrantes que colonizaram Nova Veneza em 1891. 

Objetos importantes para cidade podem ser encontrados lá, como o Goniômetro. Ele é um objeto de agrimensura e foi usado para fazer todas as medições de terra na época da colônia.

O prédio que fica o Museu foi construído no final do século XIX. Já foi a primeira igreja da cidade tendo como primeiro padre, o pároquo Cônego Miguel Giacca, que dá nome ao museu. Já foi um escritório onde os primeiros habitantes vindos da Itália entregavam e recebiam os documentos das terras que receberiam. Já foi sede da prefeitura, câmara de vereadores, biblioteca, escola e hoje é o museu e centro de informações turísticas de Nova Veneza. 

Na área onde é mostrado os utensílios de cozinha que os imigrantes utilizavam, também tem um poço artesiano que foi construído no início do século XX.

O Museu fica ao lado da Igreja São Marcos que foi construída em 1916.

CHAMINÉ

A chaminé é mais um dos símbolos que ajudam a contar a história de Nova Veneza. Ali funcionava a grandiosa fábrica da família Bortoluzzi. Uma fábrica que estava à pleno vapor e um verdadeiro império criado.

PRAÇA HUMBERTO BORTOLUZZI

Onde muitas coisas acontecem. Na praça ficam diversos restaurantes, a famosa gôndola, figueiras centenárias, monumento aos imigrantes, muitas flores e muito mais.

Ao lado da Praça foi construído uma rua coberta e logo em frente tem os antigos casarios. Com certeza você passará muitas vezes pela praça durante a sua visita à Nova Veneza.

A Praça foi construída com inspiração nas pequenas praças italianas e sempre atrai muitos moradores e turistas.

E PARA APROVEITAR TODA A GASTRONOMIA MARAVILHOSA DA CIDADE DE NOVA VENEZA E TODOS ESSES PONTOS TURÍSTICOS INCRÍVEIS, O LUGAR IDEAL PARA A SUA HOSPEDAGEM É O HOTEL BORMON

HOTEL BORMON

O hotel fica localizado bem na entrada da cidade, no alto de um morro. Fomos especialmente bem recebidos no fim de tarde que chegamos à cidade. 

Enquanto nos organizávamos no quarto, o pessoal do hotel estava preparando um delicioso café da tarde. Pasteizinhos, pães de queijo, sucos, orelha de gato (lá eles chamam de cavaquinho), tudo muito saboroso, feito na hora e quentinho.

Ao todo o hotel tem 32 quartos com diferentes tipos de propostas, com ou sem banheira, por exemplo. Quartos luxo e super luxo, conjugados e para necessidades especiais.

A piscina do hotel é incrível e vale a pena passar um dia por lá bebericando e comendo algumas das delícias que eles produzem. Com borda infinita e vista para a Serra Catarinense, é uma ótima pedida.

Com uma área de 2mil metros quadrados e em meio a natureza, o hotel parece um refúgio na cidade. Sem dúvidas uma opção incrível na região, não é para menos que diversos times de futebol passaram por lá, como Corinthians, Flamengo, São Paulo e muitos outros. Inclusive tem um hall com todas as camisas autografadas penduradas em quadros na parede.

Se você quiser curtir mais o hotel, boas opções não vão faltar. Sala de jogos, sala fitness, campo de futebol, bar executivo, trilha ecológica que vai até as Casas de Pedra, bicicletas, parque infantil e muito mais. 

Quem sabe um piquenique ou um pacote exclusivo para momentos especiais? 

O café da manhã é uma maravilha a parte. Dá para escolher se queremos no quarto ou no restaurante. Como nós preferimos no quarto, na noite anterior escolhíamos o que gostaríamos e pontualmente na hora escolhida aquelas delícias estavam chegando. Sempre tudo quentinho e produzido na hora. Os bolinhos especiais do dia eram fofinhos e saborosos. Realmente um café da manhã daqueles que valem a pena.

Darlene e Rafa nos ajudaram em todas as questões, curiosidades sobre a cidade e ainda prepararam um super roteiro para não deixarmos de conhecer nada. As experiências que tivemos foram especiais e já avisei para a família que queremos leva-los para conhecer tudo por lá.


Nova Veneza ganhou um lugar especial em nossos corações. Não me canso de ressaltar o entusiasmo, as recepções calorosas e toda atenção que recebemos na cidade mais Italiana de Santa Catarina.

Realmente uma cidade que respira a cultura e os costumes de seus colonizadores. Como o pessoal do Ristorante Veneza falou: “O nosso propósito é que você sinta como é estar na casa de uma Nonna italiana, como se sua família fosse parte da nossa família”.


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.

Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para você. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

Deixe uma resposta