NOVA VENEZA CAPITAL NACIONAL DA GASTRONOMIA TÍPICA ITALIANA

NOVA VENEZA CAPITAL NACIONAL DA GASTRONOMIA TÍPICA ITALIANA

Nada melhor do que começar nosso roteiro falando sobre a típica comida italiana. As comidas deliciosas com receitas que passam de geração em geração e nos enchem de afeto e alegria. Pratos que a gente sente que foram feitos com amor, aquele amor que só as mammas e as nonnas tem. 

ONDE COMER EM NOVA VENEZA?

RISTORANTE VENEZA

O restaurante mais tradicional da cidade, com 62 anos de história fica no coração de Nova Veneza. Localizado ao lado da Gôndola e na praça central você vai comer o melhor da comida típica Italiana. Eles abrem todos os dias da semana e você precisa provar a polenta cortada na linha com fortaia por cima. Eu não conhecia a fortaia e o Rafael, gerente do hotel nos apresentou. 

A fortaia é basicamente uma mistura de ovos e queijos, mas não se engane, não parece em nada com uma omelete ou ovos mexidos, por exemplo.

Confesso que gostaria de estar escrevendo essa matéria sentada a mesa desse restaurante e me deliciando com aquela ótima comida.

Você também vai encontrar a famosa minestra italiana, massa fresca, a polentinha frita na hora, a costela suína feita no vinho branco e muito mais delícias. Além de todas as comidas que vem na mesa, você pode ser servir de diversas entradas que ficam no fogão à lenha.

BODEGA DO ZECA

Um lugar cheio de histórias! O restaurante fica na antiga casa da família, uma casa com mais de 50 anos e vários cantinhos especiais.

Até o antigo tronco da jabuticabeira plantada há 30 anos pela irmã dos proprietários e filhos do Seu Zeca continua por lá, no meio restaurante.

Fernando, um chef internacional juntamente com seu irmão Vinícius, fundaram esse maravilhoso restaurante. A parmigiana e o medalhão de mignon com gnocchi e gorgonzola foram a pedida certa para nossa noite.

E não deixe de provar o Limoncello produzido pelo chef, uma delícia!

CASA DO CHICO 

Uma galeteria e pizzaria que também fica na praça central da cidade, praticamente em frente à Gôndola.

O prédio em que fica o restaurante foi uma antiga casa de comércio, onde eram vendidos tecidos, alimentos, calçados, etc. e pertencia a grandiosa família Bortoluzzi, que também era proprietária de uma das maiores fábricas de banha e embutidos do país naquela época.

No restaurante é possível ver o antigo livro contábil de 1949 e um cofre que ninguém tem a chave e ninguém sabe o que tem dentro. Já imaginou? Eu acho que eu não conseguiria viver com a curiosidade de não saber o que tem lá dentro.

Para a entrada uma deliciosa sopa de capeletti, depois uma pizza crocante e com massa fininha de prosciutto di parma e para finalizar, um estrogonofe de nozes. Tudo isso regado à um bom vinho e assim tivemos uma noite perfeita.

AGUAÍ SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Um lugar com 135 mil metros quadrados repleto de muito verde, animais da fazenda, caiaque, trilhas, pedalinho, pontes de pedras, um anfiteatro a céu aberto e muito mais atrações. 

Fomos recebidos pelo Seu Beto e sua maravilhosa equipe. Depois de conhecermos uma boa parte da propriedade, fomos tomar um café da tarde incrível feito pela Mariza, a cozinheira de mão cheia do Aguaí. Mesa boa e farta foi o que encontramos nesse santuário, quantas delícias.

Já falei que nesse lugar maravilhoso fica a menor igreja da América Latina? A Igreja de São Francisco de Assis, protetor dos animais. 

O Santuário fica coladinho na cidade de Nova Veneza, logo após a barragem de São Bento.

GHEPPO GELATO E CAFÉ

Outro lugar imperdível em Nova Veneza é a Gheppo. Tomamos um gelato super italiano. Eles fabricam todos os sorvetes diariamente e são muito cremosos.

Depois de provarmos vários sabores, escolhi o de chocolate, que delícia. 

A Gheppo também fica na praça da cidade, é um lugar lindo e cheio de flores.

O QUE ACHOU DO NOSSO ROTEIRO GASTRONÔMICO PELA CIDADE DE NOVA VENEZA?

CONFIRA TAMBÉM: O QUE FAZER EM NOVA VENEZA?

ROTEIRO COMPLETO EM NOVA VENEZA

ONDE FICAR EM NOVA VENEZA

Nova Veneza ganhou um lugar especial em nossos corações. Não me canso de ressaltar o entusiasmo, as recepções calorosas e toda atenção que recebemos na cidade mais Italiana de Santa Catarina.

Realmente uma cidade que respira a cultura e os costumes de seus colonizadores. Como o pessoal do Ristorante Veneza falou: “O nosso propósito é que você sinta como é estar na casa de uma Nonna italiana, como se sua família fosse parte da nossa família”.


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.

Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para você. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

Deixe uma resposta