Esse era o passeio que eu mais queria fazer em toda a viagem. Sou apaixonada por história e poder conhecer um lugar milenar como esse me deixava ainda mais ansiosa. Já havia lido tantas vezes sobre os Maias, seus feitos e conquistas, e poder estar bem perto de tudo isso foi algo surpreendente.
Cenote, ruínas históricas, comunidade maia, bebidas típicas e muito aprendizado fizeram parte desse super passeio.
O PASSEIO
Começamos o passeio pela antiga cidade de Chichén Itzá. Acho imprescindível você visitar essa atração com um guia experiente, ou se preferir ir por conta própria, pesquise bastante e leve algum livro para ajudar a entender um pouco dos mistérios encontrados por lá.
O lugar é extremamente rico, não faça o passeio somente caminhando por lá ou pelas fotos. Vale muito a pena conhecer um pouquinho da história daquele local.
Ficamos nas ruínas maias por volta de 2:30h. Foi um passeio bem corrido e com muitas histórias para assimilar, mas foi fantástico. O nosso guia tinha bastante conhecimento e tirou todas as dúvidas do nosso grupo.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A ANTIGA CIDADE DE CHICHÉN ITZÁ E SUA HISTÓRIA
CENOTE
Depois de conhecer as ruínas um mergulho no Cenote Ik Kil. Que lugar mais encantador e com uma beleza natural surpreendente. Ficamos 1h no Cenote e pudemos dar alguns mergulhos naquele lugar sagrado.
Os cenotes são basicamente crateras com água da chuva acumuladas por milhares e milhares de anos. Para os Maias eles representavam lugares sagrados onde eram feitos diversas cerimônias e rituais.

Tem muitos e muitos cenotes na Península de Yucatán, nessa parte do México e o cenote Ik kil é um dos cenotes mais bonitos que tem por lá. São 50 metros de profundidade e em muitos deles foram achados diversos esqueletos, muito ouro e pedras preciosas, por causa dos rituais de sacrifício que eram feitos nesses lugares.
Um mergulho refrescante e chegou a hora de conhecer uma comunidade Maia. Chegamos na comunidade de Kaua. Nesse lugar tomamos algumas bebidas típicas daquele povo, vimos como fazer alguns pratos tradicionais e também participamos de um ritual para limpar as energias.
LEIA TAMBÉM SOBRE HOSPEDAGENS EM CANCÚN
THE GRAND AT MOON PALACE CANCÚN
PLATINUM YUCATÁN PRINCESS – EXCLUSIVO PARA ADULTOS
CANOPY BY HILTON CANCÚN LA ISLA
Achei uma delícia a bebida da época pré hispânica, chamada de Chaya, feita com o mel da famosa abelha melipona. Outro drink que provamos foi o Xtabentun, um licor feito com sementes de anis, mel fermentado e rum.
O guia escolheu algumas pessoas para participar do ritual xamânico com a pedra zultanita e eu fiquei feliz da vida em poder participar. Um ritual para promover proteção e purificação das energias.
Hora do almoço. O buffet de almoço está incluído no valor do ingresso, somente as bebidas são pagas a parte. Uma refeição mexicana bem variada. A sopa estava uma delícia.
Nosso passeio de um dia inteiro está quase chegando ao fim, mas antes uma parada rápida na charmosa cidade de Valladolid para comer uns churros e a famosa marquezita.
A cidadezinha é um amor. Não dá tempo de ver muita coisa, mas um passeio pela praça e a igreja valem a pena. Essa cidade colonial foi fundada em 1543.
O QUE ESTÁ INCLUÍDO
O transfer de ida e volta.
Almoço. Guia em espanhol, inglês ou português.
Entrada Chichén Itzá e entrada do Cenote.
Colete salva vidas e locker no cenote.
O QUE USAR / LEVAR
Vá com roupas confortáveis. Leve garrafinha de água, protetor solar e repelente. Na antiga cidade de Chichén Itzá faz bastante calor e não tem muitas sombras. Chapéu e óculos escuros são essenciais.
Para o cenote leve uma roupa de banho e toalha.
Para comer, tem a parada do almoço e o final na cidade de valladolid, então pode ser interessante levar alguma coisa para beliscar. O passeio inteiro leva umas 12 horas.
Marquezita Valladolid
COMO CHEGAR CHICHÉN ITZÁ
Contratamos uma agência direto no Brasil, uma agência de confiança e que já havíamos viajado diversas vezes anteriormente. Inicialmente pensamos em alugar um carro e fazer os passeios por conta própria, mas lendo um pouco mais sobre cada lugar que queríamos visitar, vimos que os passeios levavam um dia inteiro. Então achamos melhor contratar o transfer e só curtirmos o passeio, ao invés de nos preocuparmos com o aluguel de carro e com o cansaço no final do dia para voltarmos ao hotel.
Pelo que vimos por lá, as estradas são muito boas e bem sinalizadas. Acredito que você não encontraria maiores problemas em dirigir por lá.
A agência nos entregou o voucher e uma pessoa da equipe de Cancún entrou em contato conosco pelo WhatsApp para combinarmos a hora e local que o transfer sairia.
Estávamos hospedadas na Zona Hoteleira e saímos por volta das 7h da manhã, levando quase 3:00h para chegarmos até a antiga cidade de Chichén Itzá.
Durante o trajeto o guia nos contou diversas histórias bem interessantes sobre o povo, a cultura, costumes e muito mais. Nem vimos o tempo passar com tantas histórias incríveis.
COMO RESERVAR SEU PASSEIO
Escolhemos a Universo Viagens, uma agência de Itapema – SC. Já fizemos diversos passeios com eles e sempre nos atenderam muito bem. Prontos para resolver qualquer possível problema e com todo o suporte necessário para nos sentirmos seguros. Esse é o Instagram deles: @UNIVERSO_VIAGENS e o WhatsApp é 47 99639-7328. Você pode entrar em contato direto pelo link e fazer um orçamento com eles.
Escolhemos o Ingresso: PASSEIO À CHICHÉN ITZÁ e os valores para dezembro/20 por pessoa é de R$608,00.
Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.
Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para você. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.