ESQUIANDO EM USHUAIA

ESQUIANDO EM USHUAIA

Simplesmente a melhor neve da América do Sul é o que você vai encontrar. Esquiar em Ushuaia foi uma grata surpresa, sem contar que preços são os melhores se comparados com outros centros de ski da Argentina e do Chile.

Cerro Castor fica apenas à 26km de distância da cidade de Ushuaia, indo pela famosa Ruta N3 e o mais recomendado é você ir de transfer até o local. Leva em média 30 minutos do centro da cidade até o Cerro.

Assim como Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, Cerro Castor é o centro de ski mais austral do mundo. Essas são frases e afirmações que você verá por todos os lugares.

INFRAESTRUTURA

Cerro Castor é um centro de ski pequeno, mas muito bem organizado e com todas as opções que os grandes centros possuem.

Ao todo são 33 pistas, sendo 9 pistas verdes, 4 azuis, 11 vermelhas, 5 pretas e 4 caminhos (normalmente os caminhos são sempre os lugares mais lindos).

Nós esquiamos em Ushuaia por 3 dias e fizemos toda a montanha, exceto por 3 pistas vermelhas e 2 pretas bem no canto direito da montanha. Não fomos até lá porque o “teleférico” é diferente e eu não gosto de pegar aquele meio de elevação. Em bom português, chamamos ele de puxa saco, mas nada mais é do que um lift que você vai se segurando e ele vai te “arrastando”, (prefiro as cadeirinhas).

São 8 restaurantes espalhados entre a base e o alto da montanha, 2 lugares para aluguel de equipamentos, algumas lojinhas, pista de patinação e 28 canhões de neve artificial. 

Como esquiamos somente 3 dias, nem deu tempo para sentirmos falta de algo que os grandes centros de ski possam ter.

Eu sou apaixonada pelo esqui e sempre que posso estou praticando esse esporte, mas temos que lembrar que ele é um esporte radical e tem vários riscos envolvidos. Graças a Deus nunca aconteceu nada de grave comigo e nem com meus amigos, mas nunca deixamos de fazer um seguro em nossas viagens.

Para você ficar mais tranquilo e poder aproveitar sem preocupações os dias na neve, aproveite esse cupom de desconto de 5% para garantir o seu seguro o quanto antes. QUERO 5% DE DESCONTO.

PREÇOS

Em Cerro Castor, você encontrará os melhores preços da América do Sul, para praticar esse maravilhoso esporte. 

Normalmente tem uma filinha para comprar o passe de ski e alugar os equipamentos, mas ainda assim eu recomendo que você alugue e compre ali na base da montanha mesmo, principalmente os equipamentos. Mesmo para quem já está acostumado, eles são pesados e incômodos para carregar.

Os preços a seguir, foram os valores que pagamos em agosto/2019.

SKI PASS – PASSE DE SKI

Baixa temporada: Adulto 1.890 pesos e criança 1.320 pesos

Alta temporada: Adulto 2.265 pesos e criança 1.585 pesos

Se você comprar o passe para mais dias, os valores vão tendo mais descontos.

EQUIPAMENTO DE SKI

O equipamento completo custa 840 pesos e se você alugar por mais dias, ele também vai diminuindo. Se você já tiver alguma parte do equipamento, pagará 695 pesos (nós temos as botas).

AULAS DE SKI OU SNOWBOARD

Para você ter um professor particular por 2 horas, você desembolsará 4.190 pesos, na alta temporada. Mas se estiver em família ou com amigos e for fazer as aulas em 3 pessoas, o valor fica 6160 pesos para os 3.


Para alugar os equipamentos, é preciso entrar no site deles, rental.com e preencher alguns dados, como peso, altura, etc. com o código que esse cadastro vai gerar, você vai até a área dos aluguéis. O wifi é liberado em vários pontos da montanha e o site do cadastro só abre lá mesmo.


ACEITAM REAL EM USHUAIA? QUANTO VALE O PESO? ONDE COMPRAR?

Quando fomos para Ushuaia, 1 real estava valendo 13 pesos. Na montanha eles não aceitam reais, mas em alguns estabelecimentos no centro da cidade e também no Duty Free, eles aceitam a nossa moeda. Dólares e euros também são bem vindos.

Pesquisamos bastante e achamos a melhor cotação para trocar nossos reais por pesos, no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Estava melhor do que aqui no Brasil e melhor do quem em Ushuaia.


O Cerro Castor fica na Cordilheira dos Andes e tem uma temperatura média de -5ºC a 5ºC. Quando fomos (em agosto/19) achei bem gelado e lá o tempo muda a todo o momento. O clima alterna (as vezes vem tudo junto também hehehe) entre vento, neve, chuva e sol em apenas algumas horas. 

CURIOSIDADES: O sol em Ushuaia só nasce depois das 08:30h e sempre é um espetáculo. Enquanto estávamos lá, não teve um dia que eu não tenha ficado maravilhada com as cores e beleza. Lá pelas 18:00 ele vai se pondo.

É o centro de ski mais novo das Américas e altitude máxima é de 1.057 metros. Nos teleféricos dificilmente tem filas e achamos as pistas bem legais. 

As pistas ficam na parte sul da montanha e com isso não é sempre que tem a incidência de sol, logo o lugar é mais frio, mas pensando na qualidade da neve é perfeito. A neve não vira gelo e parece que está sempre “fofinha”, no estilo powder. 

VALE A PENA ALUGAR CARRO EM USHUAIA?

A resposta é não! Principalmente se você não tem experiência em dirigir na neve, não é uma boa ideia começar por lá. Os aluguéis mais em conta, são para os carros mais simples, sem tração nas rodas e se estiver nevando, você terá que colocar as correntes nos pneus. 

99% dos passeios por lá, já estão incluídos transfer de ida e volta até o hotel. Lá não tem Uber, mas o taxi não é tão absurdo assim, caso você precise. O transfer para Cerro Castor fica em média R$ 60,00 ida e volta.

Alguns hotéis têm transfer incluído para o centro da cidade durante todo o dia, o nosso era um deles. Mas ainda assim pegamos taxi uma vez que estava muito tarde e pagamos algo em torno de 17 ou 20 reais (5km, 15 minutos, às 23:00h).


O Cerro também é o lugar onde a temporada de ski dura mais tempo. Lá tem neve garantida de final de junho à início de outubro.

Pelas características do lugar e pela qualidade da neve, o centro de ski recebe todos os anos em média 25 equipes internacionais de ski, que vão até lá para treinamento. Incluindo delegações da Suiça, Itália, França, etc. 

Acredito muito que esquiando em Ushuaia você terá momentos inesquecíveis e experiências únicas.


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.


Temos uma série de matérias sobre Ushuaia aqui no Conhecendo o Mundo. Acesse e planeje sua viagem completa.

USHUAIA – ROTEIRO 6 DIAS NO INVERNO

ONDE COMER EM USHUAIA

USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO

O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA

ESQUIANDO EM USHUAIA

Leave a Reply