USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO

USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO

Ushuaia – Parte 1

Literalmente aos pés da grandiosa Cordilheira dos Andes, fica a cidade de Ushuaia, também conhecida como a terra do fogo e o fim do mundo.

É a cidade mais austral, mais ao sul do mundo e porta de entrada para a Antártida (fica somente à 1000km de distância). É de lá que saem todas as expedições e navios para o polo sul.

A cidadezinha em si, não é tão charmosa, parece um amontoado de casas que foram sendo construídas do jeito que dava (e essa é a realidade mesmo).

Há uns 40 anos ninguém queria ir para Ushuaia. Quase não tinham moradores e muito menos empresas por lá. Ela foi criada para ser um presídio, que deixou de funcionar em 1947. Era um lugar extremamente remoto e só as pessoas “indesejadas” acabavam naquelas terras.

Então, mais ou menos 40 anos atrás, o governo da Argentina declarou aquela área como sendo Zona Franca, ou seja, seria uma área livre de impostos e com vários incentivos. Essa decisão foi primordial, para a cidade ser o que é o hoje. Eu achei que eles basicamente viviam de turismo, mas não. O turismo ocupa o 7º lugar no ranking de geração de receitas, a primeira é a tecnologia, criação de ovelhas, e assim por diante.

Hoje são 70.000 mil habitantes, que na maioria, foram em busca do salário mais alto da Argentina. Enquanto em Buenos Aires o salário mínimo é algo em torno de 20.000 pesos, em Ushuaia é mais que o dobro, cerca de 43.000 pesos.


Ushuaia fica situada na grande ilha da Terra do Fogo e essa ilha é metade Argentina e metade Chilena, à 29ª maior ilha do mundo. Ao Sul é banhada pelo Canal Beagle, famoso e super disputado pelos dois países durantes muitos anos. O canal tem 200km de extensão e há 33 anos pertence ao Chile.

Fizemos um passeio sensacional pelas águas desse grandioso canal, que faz a ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

Para ver um roteiro completo por Ushuaia, acesse esse link: USHUAIA – ROTEIRO 6 DIAS.

CURIOSIDADE: Sabe por que aquela região é chamada de Terra do Fogo? Há muitos anos, lá por 1520 quando as grandes expedições europeias descobriram essa região, os navegadores enviaram diversos manuscritos para o Rei da Espanha. Eles falavam que tinha muita fumaça por lá (fumaças que vinham das fogueiras dos aborígenes), inclusive o lugar ficou conhecido por um tempo como Tierra de Humo (terra da fumaça), mas quando eles leram essas mensagens dos navegadores, pensaram! Se há fumaça, há fogo, e assim ficou o nome do lugar.

Toda a cidade de Ushuaia e aquela região, eram uma enorme geleira. Isso a mais de 20.000 anos atrás. Os guias nos contaram que faz “somente” 8.000 anos que cresce vegetação naquela área. Quando você for, irá notar que muitas árvores estão bem inclinadas. Isso acontece porque tem pouquíssima terra (algo em torno de 30 à 40cm de altura) é muito raso, as raízes são superficiais e como é um lugar com ventos fortes, as árvores não têm tanta sustentação.

Quando uma árvore dessas é derrubada pelos castores, pelo homem ou pela própria natureza, elas levam cerca de 500 anos para se decompor, isso acontece devido ao tipo de solo que eles têm por lá. 

Curiosidade: Há vários sítios arqueológicos no local. Se cavar só um pouquinho, é possível ver as cascas de mexilhões e ossos de peixes, dos animais que os antigos aborígenes se alimentavam.


Para saber os melhores lugares onde comer em Ushuaia, acesse esse link: ONDE COMER EM USHUAIA Lá você vai descobrir onde comer a melhor Centolla e a melhor merluza negra da cidade. (iguarias típicas da região)

COMPRAS NA VIAGEM:

Ahh, lembra que lá no início dessa matéria contei um pouco sobre a cidade e que ela é Zona Franca? As lojas não têm vários impostos e com isso muito produtos ficam bem mais em conta.

Mas não ache que é uma pechincha, porque não é. Na verdade achamos os vinhos mega baratos e encontramos algumas promoções de doce de leite, alfajores, etc. 

O que torna as coisas mais baratas é a desvalorização do peso, sobre o real. Fomos em agosto/2019 e 1 Real estava valendo 13 pesos. (por isso algumas coisas estavam mais em conta e não tanto por causa da redução de impostos em si), mas vale a pena dar uma conferida nas lojas.


Para viajar na América do Sul, você só pode levar 1 mala de 23kg + a mala de mão de 10kg. Se você gosta de vinhos, deixe um espaço reservado na mala despachada (eles estão com preços bem bons e vale a pena trazer). 

Na bagagem despachada você pode trazer quantas garrafas quiser, até dar os 23kg e se você comprar no duty free do aeroporto, lá em Ezeiza (quando estiver voltando para o Brasil) pode levar até 5 garrafas de vinho na mão, além da bagagem de mão de 10kg.

QUANDO IR PARA USHUAIA? INVERNO OU VERÃO?

Ouvi e li diversos relatos falando que a época ideal para visitar Ushuaia, seria no verão. Nós fomos no inverno e realmente não consigo acreditar que o lugar possa ficar mais lindo em outra época do ano, se não no inverno.

Ok, no verão os dias são bem mais longos, as temperaturas são um pouco mais altas e talvez você consiga ficar mais tempo na rua, mas sinceramente? O inverno lá é de tirar o fôlego. 

É bem gelado, é sim. Como exemplo, é mais gelado do que o inverno europeu (eu achei, apesar de o termômetro não ter passado de -6ºC, à sensação térmica era de -12ºC em média, com ventos fortes e bem gelados). Andei com “roupa de neve” praticamente a viagem inteira, mas achei tudo tão incrível, tão lindo e cheio de neve, que não indicaria você viajar em outra época, se não nessa.

Acesse esse link para saber quais roupas usar em Ushuaia. O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA?

Ahhh, sem contar que lá é um ótimo lugar para você aprender a esquiar. É a melhor neve da América do Sul, a temporada mais longa e também tem os melhores preços para se praticar o esporte.

Para saber como é esquiar em Ushuaia, acesse o link: ESQUIANDO EM USHUAIA


CURIOSIDADES: O sol em Ushuaia só nasce depois das 08:30h e sempre é um espetáculo. Os reflexos do sol e da lua no Canal Beagle são sensacionais. Enquanto estávamos lá, não teve um dia que eu não tenha ficado maravilhada com as cores e beleza. Lá pelas 18:00 ele vai se pondo.

ACEITAM REAL EM USHUAIA? QUANTO VALE O PESO? ONDE COMPRAR?

Quando fomos para Ushuaia, 1 real estava valendo 13 pesos. Na montanha eles não aceitam reais, mas em alguns estabelecimentos no centro da cidade e também no Duty Free, eles aceitam a nossa moeda. Dólares e euros também são bem vindos.

Pesquisamos bastante e achamos a melhor cotação para trocar nossos reais por pesos, no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Estava melhor do que aqui no Brasil e melhor do quem em Ushuaia.

COMO CHEGAR EM USHUAIA?

Se você já começou a procurar vôos para a cidade de Ushuaia, viu que não é uma tarefa tão simples assim. Na verdade só existem 2 vôos que chegam até lá. As empresas Latam e Aerolíneas Argentinas, saem no mesmo horário do Aeroporto Aeroparque em Buenos Aires, lá pelas 4:00 da manhã.

Você chegará na Argentina pelo Aeroporto Internacional Ezeiza e terá que pegar um taxi ou transfer para chegar até o Aeroporto Nacional Aeroparque. Pagamos no transfer 1500 pesos, para 4 pessoas + 4 malas grandes + 4 malas de mão.

Dica: Escolha as poltronas no lado esquerdo do avião (letras a,b,c), assim quando estiver chegando em Ushuaia, já poderá apreciar o lindo nascer do sol que tem por lá.

VALE A PENA ALUGAR CARRO EM USHUAIA?

A resposta é não! Principalmente se você não tem experiência em dirigir na neve, não é uma boa ideia começar por lá. Os aluguéis mais em conta, são para os carros mais simples, sem tração nas rodas e se estiver nevando, você terá que colocar as correntes nos pneus. 

99% dos passeios por lá, já estão incluídos transfer de ida e volta até o hotel. Lá não tem Uber, mas o taxi não é tão absurdo assim, caso você precise. O transfer para Cerro Castor (montanha de Ski) fica em média R$ 60,00 ida e volta.

Alguns hotéis têm transfer incluído para o centro da cidade durante todo o dia, o nosso era um deles. Mas ainda assim pegamos taxi uma vez que estava muito tarde e pagamos algo em torno de 17 ou 20 reais (5km, 15 minutos, às 23:00h).

Fique atento para os horários de funcionamento do comércio da cidade. A avenida principal é a San Martín e a grande maioria das lojas abrem às 08:00h e ficam até às 13:00h, fecham e reabrem das 16:00h às 21:00h. 

Com exceção dos cafés, pouquíssimos lugares ficam abertos no intervalo das 13:00h às 16:00h. A cidade realmente fica deserta.


Fizemos diversos passeios em Ushuaia e conhecemos muitas coisas. Para nos ajudar com esse mega roteiro, pedimos ajuda da empresa Ushuaia Sob Medida. Falamos os dias que tínhamos disponíveis e eles também sugeriram diversas coisas para fazermos. Gostamos bastante da personalização e do carinho que tiveram conosco. A nossa viagem foi especial, principalmente pela dedicação em nossos passeios.


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.


Temos uma série de matérias sobre Ushuaia aqui no Conhecendo o Mundo. Acesse e planeje sua viagem completa.

USHUAIA – ROTEIRO 6 DIAS NO INVERNO

ONDE COMER EM USHUAIA

USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO

O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA

ESQUIANDO EM USHUAIA

Leave a Reply