USHUAIA – ROTEIRO DE 6 DIAS NO INVERNO

USHUAIA – ROTEIRO DE 6 DIAS NO INVERNO

Ushuaia: Parte 1

Ushuaia, a cidade mais austral, mais ao sul do mundo e conhecida como a cidade do fim do mundo. Não vou mentir, a cidadezinha em si, não é lá muito charmosa, mas sabe aquele lugar que surpreende? Tinha certeza de que a viagem seria maravilhosa, mas realmente as paisagens e o povo de lá nos surpreenderam muito positivamente.

BREVE HISTÓRIA DO USHUAIA

Há uns 40 anos ninguém queria ir para Ushuaia. Quase não tinham moradores e muito menos empresas por lá. Ela foi criada para ser um presídio, que deixou de funcionar em 1947. Era um lugar extremamente remoto e só as pessoas “indesejadas” acabavam naquelas terras.

A cidade de Ushuaia fica na grande Ilha da Terra do Fogo, que é dividida pela Argentina e pelo Chile. Fica somente à 1.000km da Antártida, recebe ventos fortíssimos e super gelados do polo sul.

Há mais ou menos 40 anos, o governo da Argentina declarou aquela área como sendo Zona Franca, ou seja, seria uma área livre de impostos e com vários incentivos. Essa decisão foi primordial, para a cidade ser o que é o hoje. Eu achei que eles basicamente viviam de turismo, mas não. O turismo ocupa o 7º lugar no ranking de geração de receitas, a primeira é a tecnologia, criação de ovelhas, e assim por diante.

Hoje são 70.000 mil habitantes, que na maioria, foram em busca do salário mais alto da Argentina. Enquanto em Buenos Aires o salário mínimo é algo em torno de 20.000 pesos, em Ushuaia é mais que o dobro, cerca de 43.000 pesos.

Para saber mais sobre Ushuaia, acesse o link: USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO


COMO CHEGAR EM USHUAIA? JÁ DEU UMA OLHADA NOS VÔOS PARA O FIM DO MUNDO?

Se você já começou a procurar vôos para a cidade de Ushuaia, viu que não é uma tarefa tão simples assim. Na verdade só existem 2 vôos que chegam até lá. As empresas Latam e Aerolíneas Argentinas, saem no mesmo horário do Aeroporto Aeroparque em Buenos Aires, lá pelas 4:00 da manhã.

Você chegará na Argentina pelo Aeroporto Internacional Ezeiza e terá que pegar um taxi ou transfer para chegar até o Aeroporto Nacional Aeroparque. Pagamos no transfer 1500 pesos, para 4 pessoas + 4 malas grandes + 4 malas de mão.

Dica: Escolha as poltronas no lado esquerdo do avião (letras a,b,c), assim quando estiver chegando em Ushuaia, já poderá apreciar o lindo nascer do sol que tem por lá.

QUANDO IR PARA USHUAIA? INVERNO OU VERÃO?

Ouvi e li diversos relatos falando que a época ideal para visitar Ushuaia, seria no verão. Nós fomos no inverno e realmente não consigo acreditar que o lugar possa ficar mais lindo em outra época do ano, se não no inverno.

Ok, no verão os dias são mais longos, as temperaturas são um pouco mais altas e talvez você consiga ficar mais tempo na rua, mas sinceramente? O inverno lá é de tirar o fôlego. 

É bem gelado, é sim. Como exemplo, é mais gelado do que o inverno europeu (eu achei, apesar de o termômetro não ter passado de -6ºC, à sensação térmica era de -12ºC em média, com ventos fortes e bem gelados). Andei com “roupa de neve” praticamente a viagem inteira, mas achei tudo tão incrível, tão lindo e cheio de neve, que não indicaria você viajar em outra época, se não nessa.Ahhh, sem contar que lá é um ótimo lugar para você aprender a esquiar. É a melhor neve da América do Sul, a temporada mais longa e também tem os melhores preços para se praticar o esporte.


DIA 1 / CHEGADA

No dia da chegada, reserve para descansar (muitas horas de espera, aviões e troca de aeroporto). Até você chegar ao hotel, não conseguirá mais fazer passeios nesse dia. Todos eles saem cedo, com exceção do passeio neve e fogo, que é durante a noite. Dê uma volta na cidade, se familiarize um pouco com o clima, compre imãs e lembrancinhas.

Fique atento para os horários de funcionamento do comércio da cidade. A avenida principal é a San Martín e a grande maioria das lojas abrem às 08:00h e ficam até às 13:00h, fecham e reabrem das 16:00h às 21:00h. 

Com exceção dos cafés, pouquíssimos lugares ficam abertos no intervalo das 13:00h às 16:00h. A cidade realmente fica deserta.

Nesse dia você também pode aproveitar para carimbar o seu passaporte gratuitamente no centro de informações que fica em frente ao porto. 

No porto também fica aquela placa famosa escrito: Ushuaia – Fin del Mundo. 

Ande pelas margens do Canal Beagle até chegar na outra placa escrito USHUAIA. (10min de caminhada).

Na Avenida San Martin tem uma Galeria Temática bem bacana. Na parte da frente é uma loja com todas as “quinquilharias possíveis” e na parte de trás tem várias estátuas, imagens, etc. que contam um pouco sobre a história de Ushuaia. 

Se tiver disposição, você poderá subir o Glaciar Martial, você pode chegar quase no topo, bem pertinho de uma verdadeira geleira. Antigamente tinha uma pista de ski por ali, mas hoje, somente algumas atividades para iniciantes no esporte (se quiser esquiar mesmo, vá até Cerro Castor). Para chegar ao topo levará em média 1:30h entre ida e volta, é uma subida moderada.

DIA 2

Vamos começar nosso primeiro dia fazendo o passeio Trem do Fim do Mundo + Parque Nacional Tierra del Fuego. 

Um passeio maravilhoso, com muita história sobre a cidade de Ushuaia, a história dos presos e do presídio, paisagens fascinantes pelo enorme Parque Nacional e muito mais.

Para saber mais sobre esse passeio clique no link: TREM DO FIM DO MUNDO E PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO – USHUAIA

O passeio termina por volta das 13:30h. Você pode almoçar e descansar um pouco, logo tem mais aventuras.

Às 18:00h começará sua noite fueguina, um passeio incrível pela noite gelada da Patagônia Argentina. Fogueira no meio da neve, trenó com cachorros e passeio de moto neve fazem parte da programação.

Mais informações: NEVE E FOGO – NOITE PATAGÔNICA NO USHUAIA

DIA 3

Para mim, o passeio mais esperado. Ele começa às 14:00h, então você pode aproveitar a cidade, curtir a piscina do hotel, ter um bom e almoço e se preparar.

Chegou a hora de caminhar com os pinguins, observar os lobos marinhos, tirar fotos do belíssimo farol do fim do mundo e navegar pelo Canal Beagle, onde os Oceanos Pacífico e Atlântico se encontram. 

Poder ver aquelas criaturinhas de perto, foi simplesmente incrível.

Aqui você encontra mais informações sobre esse passeio: PASSEIO COM PINGUINS EM USHUAIA

Para visitar os pinguins vá bem aquecido e coloque todas as roupas que tiver hehehe. O lugar é bem gelado!

DIA 4

Vamos esquiar? A melhor neve da América do Sul nos espera. Contrate um transfer para ir até o Cerro Castor (R$ 60,00 em média ida e volta).

No Cerro Castor você vai encontrar atividades como ski e patinação. Se nunca esquiou, é um ótimo lugar para começar. Os preços são os mais em conta da Argentina.

Para conferir os preços da temporada de 2019 e como é esquiar em Ushuaia, acesse o link: ESQUIANDO EM USHUAIA

DIA 5

Passar o dia todo fazendo atividades na neve, essa é a proposta. Com esse passeio você poderá literalmente comer neve, sentado atrás de um jipe 4×4. 

Poderá se surpreender com a caminhada com raquetes (eu amei fazer esse passeio), andar pelos bosques, ver as casas dos castores e muito mais. 

Pausa para o almoço e a aventura continua. 

Trenó com cachorros, ski bunda (é muito divertido) e passeio de moto neve.

Para saber mais sobre esse passeio acesse o link: DIA DE NEVE EM USHUAIA – PASSEIO FULL DAY NEVE

DIA 6

Aproveite o último dia em Ushuaia para se aventurar em um passeio de 4×4 na neve. Achei incrível demais esse passeio. 

Você irá conhecer o lindíssimo Lago Escondido e passará sobre as águas do espetacular Lago Fagnano. 

Na hora do almoço, um típico churrasco fueguino, no meio da neve e com lenhas cortadas na hora. 

Para saber mais sobre esse passeio, acesse o link: EXPEDIÇÃO LAGOS 4X4 – OFF ROAD NA NEVE


DICAS EXTRAS:

Para saber os melhores lugares onde comer em Ushuaia, acesse esse link: ONDE COMER EM USHUAIA Lá você vai descobrir onde comer a melhor Centolla e a melhor merluza negra da cidade. (iguarias típicas da região). Testamos todos eles e realmente acredito que você também irá gostar.

Se você quiser saber a roupa ideal para usar no inverno por lá, acesse esse link: O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA?

COMPRAS NA VIAGEM:

Ahh, lembra que lá no início dessa matéria contei um pouco sobre a cidade e que ela é Zona Franca? As lojas não têm vários impostos e com isso muito produtos ficam bem mais em conta.

Mas não ache que é uma pechincha, porque não é. Na verdade achamos os vinhos mega baratos e encontramos algumas promoções de doce de leite, alfajores, etc. 

O que torna as coisas mais baratas é a desvalorização do peso, sobre o real. Fomos em agosto/2019 e 1 Real estava valendo 13 pesos. (por isso algumas coisas estavam mais em conta e não tanto por causa da redução de impostos em si), mas vale a pena dar uma conferida nas lojas.

Para viajar na América do Sul, você só pode levar 1 mala de 23kg + a mala de mão de 10kg. Se você gosta de vinhos, deixe um espaço reservado na mala despachada (eles estão com preços bem bons e vale a pena trazer). 

Na bagagem despachada você pode trazer quantas garrafas quiser, até dar os 23kg e se você comprar no duty free do aeroporto, lá em Ezeiza (quando estiver voltando para o Brasil) pode levar até 5 garrafas de vinho na mão, além da bagagem de mão de 10kg.

ACEITAM REAL EM USHUAIA? QUANTO VALE O PESO? ONDE COMPRAR?

Quando fomos para Ushuaia, 1 real estava valendo 13 pesos. Na montanha eles não aceitam reais, mas em alguns estabelecimentos no centro da cidade e também no Duty Free, eles aceitam a nossa moeda. Dólares e euros também são bem vindos.

Pesquisamos bastante e achamos a melhor cotação para trocar nossos reais por pesos, no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Estava melhor do que aqui no Brasil e melhor do quem em Ushuaia.

VALE A PENA ALUGAR CARRO EM USHUAIA?

A resposta é não! Principalmente se você não tem experiência em dirigir na neve, não é uma boa ideia começar por lá. Os aluguéis mais em conta, são para os carros mais simples, sem tração nas rodas e se estiver nevando, você terá que colocar as correntes nos pneus. 

99% dos passeios por lá, já estão incluídos transfer de ida e volta até o hotel. Lá não tem Uber, mas o taxi não é tão absurdo assim, caso você precise.

Alguns hotéis têm transfer incluído para o centro da cidade durante todo o dia, o nosso era um deles. Mas ainda assim pegamos taxi uma vez que estava muito tarde e pagamos algo em torno de 17 ou 20 reais (5km, 15 minutos, às 23:00h).


E então, curtiu esse roteiro pelo fim do mundo? Nós ficamos verdadeiramente encantados com as paisagens e por tudo que vimos por lá. Espero de coração que você também curta essa viagem e tenha dias lindos e ensolarados em Ushuaia.

Fechamos todos os passeios com a empresa Ushuaia Sob Medida. Falamos os dias que tínhamos disponíveis e eles também sugeriram diversas coisas para fazermos. Gostamos bastante da personalização e do carinho que tiveram conosco. A nossa viagem foi especial, principalmente pela dedicação em nossos passeios.


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.


Temos uma série de matérias sobre Ushuaia aqui no Conhecendo o Mundo. Acesse e planeje sua viagem completa.

USHUAIA – ROTEIRO 6 DIAS NO INVERNO

ONDE COMER EM USHUAIA

USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO

O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA

ESQUIANDO EM USHUAIA


Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para vocês. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

Leave a Reply