O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA?

O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA?

Estamos acostumados a irmos para lugares que fazem bastante frio. Como um dos nossos esportes favoritos é esquiar, estamos sempre em busca da neve perfeita e das melhores pistas. 

Quero dizer com isso, que já pegamos temperaturas extremas, como -34ºC na Polônia e -30ºC nos Alpes Franceses, por exemplo. Mas na minha percepção, não sentimos tanto frio como no inverno em Ushuaia. 

Lá é diferente! Não sei se pelo fato de estar pertinho da Antártida, apenas 1000km de distância, mas o fato é que é gelado. Quando está sem vento (quase nunca) fica uma delícia passear por lá, mas quando vem aquele vento forte e “cortante”, tem que estar bem agasalhado para sair as ruas. 

A TEMPERATURA:

Fomos no auge do inverno, em agosto de 2019. Na semana anterior a nossa chegada, havia nevado muito, e quando chegamos a cidade estava com neve alta em todos os lugares. 

Pegamos uma semana atípica de acordo com os moradores. Tivemos sol todos os dias e um dia na montanha, em Cerro Castor nevou e choveu. Fora isso os dias estavam simplesmente perfeitos.

Com o passar dos dias, a neve foi diminuindo e mudando drasticamente o cenário, desde o dia em que chegamos. Mas nem por isso o tempo esquentou. Na verdade, quando está nevando o “tempo” fica mais quentinho.

A cidade de Ushuaia fica na beira do mar, mas é cercada pela cordilheira dos Andes e isso faz muita diferença. A menor temperatura que enfrentamos foi -6ºC, porém a sensação térmica caia para -12ºC

O QUE USAR:

Você viu que o inverno por lá é bem gelado, mas nada que seja impossível de enfrentar. Nessa época do ano você terá os passeios mais incríveis e para ficar bem quentinho e agasalhado alguns itens são imprescindíveis. 

– Roupa térmica / segunda pele:é a primeira coisa que você deve comprar. Aqui no brasil acho os preços da loja Decathlon bem interessantes. Um conjunto de roupa térmica está R$ 100,00.

Dependendo da quantidade de dias que você for ficar, leve em maior quantidade essas peças, pois mesmo no frio você vai suar bastante.

– Durante os 11 dias que passamos por lá, não coloquei 1 calça jeans, mas se você for jantar no próprio hotel, ela será suficiente.

– Fleece: Essa peça você vai usar por cima da segunda pele / térmica. É produzido com um tecido isolante, que ajuda a nos manter aquecidos. (muito necessária essa peça).

– Roupas impermeáveis: São super necessárias no inverno de lá. Indo nessa época do ano, você vai fazer várias atividades na neve e usar essas roupas é obrigatório.

Eu aconselho você a comprar as suas, mas se quiser alugar, lá tem várias lojas de aluguéis de roupa de neve.

Fiz algumas pesquisas enquanto estávamos lá e todas as peças giravam em torno de 335 pesos cada uma. Calça, jaqueta e calçado. Várias lojas faziam pacotes e quanto mais dias você alugava, mais barato ia ficando. 

Lá na Decathlon, aquela loja que falei antes, tem tudo para atividades na neve. Comparando os preços em agosto de 2019, está valendo mais a pena comprar suas peças do que alugar, isso se você for ficar mais de 3 dias. 

Mas vamos pensar que em outra oportunidade você também vai para um lugar frio, assim já terá suas roupas completinhas e cheirosas hehehe.

Gosto de outras marcas também, como Columbia, The North Face, Tsunami, etc. Mas todas são mais caras do que as da Decathlon. 

Gravei um vídeo para o Youtube mostrando todas essas roupas. Como usá-las, o que vai por cima e o que vai por baixo e alguns outros acessórios para você usar na neve e em dias frios. Acredito que vale muito a pena assistir, assim fica mais explicadinho e as informações mais claras. Acesse esse link: O QUE USAR NA NEVE E NO SKI

Acessórios: Luvas, gorro, óculos de sol, meias térmicas são itens super obrigatórios, ahh e protetor solar também. Ushuaia fica bem no buraco da camada de ozônio e isso faz com que os raios UV sejam fortíssimos. Cremes para o rosto e corpo também são bem recomendados. O frio resseca demais a pele e em alguns lugares que ficam “de fora” podem assar mesmo. 


Não teve um dia de nossa viagem ao Ushuaia que eu usei menos do que 3 calças. 

Basicamente o meu traje para os passeios que fizemos por lá era: 1 segunda pele, 1 fleece, 1 jaqueta interna e 1 jaqueta impermeável. 1 Calça térmica, 1 calça de lã ou daquelas de academia e calça impermeável. Luva impermeável, gorro, óculos de sol, 2 meias térmicas, protetor de orelhas e um tipo de cachecol. Mais parece uma “manga” de blusa cortada que protege o pescoço e rosto (uso muito para esquiar e andar 


O clima em Ushuaia é bem louco. Basicamente muda a cada 10 minutos. Você verá chuva, neve, sol, vento, tempo encoberto e céu claro, diversas vezes ao dia. Em pleno verão é bem provável que você veja uma nevasca. Tudo isso acontece por causa da Cordilheira dos Andes, do mar e da Antártida, muito próximos a cidade.

Se você me perguntar se vale a pena “passar” todo esse frio para conhecer Ushuaia no inverno? Vale sim, cada vento e cada floquinho de neve caindo do céu, vale a pena. O lugar, com todas as paisagens é encantador!

Acesse esse link para ver um roteiro completo pelo Ushuaia: USHUAIA – ROTEIRO 6 DIAS.

Tem mais alguma dica do que usar no inverno? Conte para nós e nos deixe quentinhos também!


Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.


Temos uma série de matérias sobre Ushuaia aqui no Conhecendo o Mundo. Acesse e planeje sua viagem completa.

USHUAIA – ROTEIRO 6 DIAS NO INVERNO

ONDE COMER EM USHUAIA

USHUAIA – CONHEÇA O FIM DO MUNDO

O QUE USAR NO INVERNO EM USHUAIA

ESQUIANDO EM USHUAIA

Leave a Reply